Postagens populares

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SEGURANÇA PUBLICA:

E.E.E.F.M. PROFº ELVANDAS MARIA DE SIQUEIRA EXTENSÃO JACINÓPOLIS-RO





Adriely Pereira de Oliveira
Allison Henrique da Silva
Gislaine Rodrigues de Passos
Kamila Schomoeller  Adelino
Weliton Barros dos Santos




Segurança Pública em Jacinópolis



Jacinópolis
2014

E.E.E.F.M. PROFº ELVANDAS MARIA DE SIQUEIRA EXTENSÃO JACINÓPOLIS-RO


2
E.E.E.F.M. PROFº ELVANDAS MARIA DE SIQUEIRA EXTENSÃO JACINÓPOLIS-RO










                                                       Trabalho de pesquisa apresentado aos   
                                                       Alunos do 3º ano do ensino médio da escola
                                                       Estadual e a Profº de língua Portuguesa.











Jacinópolis
2014

3
SUMÁRIO






Resumo.......................................................................................................................................04
Metodologia.................................................................................................................................05
Introdução....................................................................................................................................06
Histórico da segurança publica em Jacinópolis...........................................................................08
Conclusão....................................................................................................................................11
Referências Bíbliograficas...........................................................................................................12

















4
SEGURANÇA PUBLICA:






RESUMO – A segurança pública no Brasil é direito e responsabilidade de todos, pressupondo a manutenção da ordem e da tranquilidade por meio de práticas que incentivem a participação de todos na consecução desse direito. A integração entre a polícia e a comunidade possibilita a percepção da segurança pública como responsabilidade de todos e estabelece uma relação de confiança entre o policial e o cidadão. Facilita-se o diagnóstico da realidade do local de atuação, permitindo a adequada administração dos conflitos. A polícia comunitária representa uma prática de polícia próxima da sociedade e que, em função dos problemas vivenciados pelos cidadãos, passa a se especializar em mecanismos de solução de conflitos com base no diálogo. A mediação de conflitos é apontada nesse artigo como instrumento de colaboração para a adequada resolução de conflitos a qual estimula a percepção da segurança pública como responsabilidade de todos.









Segurança, Polícia e Jacinópolis


5
METODOLOGIA


Este trabalho foi elaborado com base em consultas em livros publicados sobre a sua origem e pontos de vista sobre o assunto aqui abordado, assim também como foi utilizado a Internet como meio de pesquisas e conversas informais, pesquisa de campo e entrevistas com profissionais da segurança publica deste distrito.





















6
INTRODUÇÃO




No Brasil, a polícia começou oficialmente no dia 10 de maio de 1808, bem como a sua divisão em militares e civis. Com a chegada da família real ao Rio de Janeiro, Dom João VI nomeou o desembargador, advogado e ouvidor da Corte, Paulo Fernandes de Viana, ao cargo de Intendente Geral de Polícia. Seria o que corresponde hoje às atribuições de um Prefeito com um Secretário de Segurança Pública. Sua missão incluía, além de policiar as ruas, aterrar pântanos, organizar o abastecimento de água, melhorar a iluminação pública, a coleta de lixo e o esgoto, construir estradas, pontes, praças e passeios públicos. (GOMES, 2007, p. 229).

A Polícia Militar possui suas origens na Guarda Real, de onde assimilou a estética militar, fundamentada na hierarquia e na disciplina. Em 1831, o então regente, Padre Antônio Diogo Feijó, autoriza a criação dos corpos policiais civis e militares nas províncias. Com a proclamação da República em 1891, o Brasil transforma suas províncias imperiais em estados regionais. Esse federalismo, mesmo que apenas formal, exigia dispositivos de dissuasão e mediação política e econômica com o poder central, a União. Montam-se pequenos exércitos estaduais forças públicas, guardas, brigadas e outras designações do gênero consoantes à tradição ou cultura local (MIR, 2004, p. 418).

 A história brasileira foi construída por levantes internos, por meio dos quais seus líderes buscavam a legitimação do poder pela intimidação da população através de seu braço armado, a polícia. Isso fez com que a imagem dessa instituição de característica militar fosse associada à repressão e à violência.

Segurança publica é definida como percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas. A segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos relacionados: Segurança, continuidade, confiabilidade. A diferença chave entre a segurança e a confiabilidade é que a segurança deve fazer exame no cliente das ações dos agentes maliciosos ativos que tentam causar a destruição. A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada através de um conjunto de convenções sociais, denominadas medidas de segurança.

Neste sentido, a segurança pública é um serviço que deve ser universal tem de abranger todas as pessoas para proteger a integridade física dos cidadãos e
7
dos seus bens. Para isso, existem as forças de segurança (como a polícia), que trabalham em conjunto com o Poder Judicial.

As forças da segurança pública devem prevenir potenciais delitos e reprimir os mesmos assim que estejam a decorrer. Também é função das forças de segurança perseguir os delinquentes e entregá-los à Justiça, a quem compete estabelecer os castigos correspondentes de acordo com a lei.


A segurança pública também depende da eficácia da polícia, do funcionamento do Poder Judicial, das políticas estatais e das condições sociais. O debate relativamente à incidência da pobreza na insegurança é sempre polêmica apesar de a maioria dos especialistas acreditarem que haja uma relação entre a taxa de pobreza e a quantidade de delitos

 Assim, “a Polícia pode ser definida como a organização destinada a prevenir e reprimir delitos, garantindo assim a ordem pública, a liberdade e a segurança individual” (MORAES, 1992, p. 25)















8
HISTÓRICO DA SEGURANÇA PÚBLICA  EM JACINÓPOLIS

            O Distrito de Jacinópolis foi colonizado a partir do ano 2000, por pessoas que tinha o objetivo de adquirir terras, para plantar, criar animais e outros. A partir daí foram aumentando a quantidade de pessoas no distrito e com isso as necessidade do poder público atuar, foi uma urgência pois onde existe comunidade o Estado precisa dar assistência nas áreas da: Educação Saúde, Assistência Social, Cultural e Política. Diante da necessidades o Governo do Estado implantou no distrito de Jacinópolis no ano de 2010 uma Unidade de Segurança Pública para atender aproximadamente seus cinco mil moradores que estava desprovidos de Segurança Pública.
            Então no dia 27 de dezembro de 2012 se estalou no Projeto de Jacinópolis a primeira equipe permanente de Policiais Militares a primeira vista que se tem e de uma comunidade totalmente rural, onde os moradores  apesar de saber da necessidade da polícia, ainda havia uma certa resistência entre a comunidade e a segurança.
            Ao passar dos meses, tivermos que trabalhar e fazer levantamento da comunidade, que são os moradores, ganhar a confiança, em geral já havia um projeto de Guarda Mirim estalado no projeto, mas as dificuldade do deslocamento dos responsáveis, fez com que o grupamento tomasse de conta que desse continuidade ao projeto.
            No Primeiro ano de atuação ouve muita resistência, pois a comunidade tinha hábitos que não convinham com o trabalho que seria desempenhado como por exemplo uso de capacete tráfegos de via correta entre outras.
            Já em 2013 o trabalho da policia militar se desempenha com mais facilidade ,pois já se tem a comunidade mais compreensiva, o  trabalho de Guarda Mirim começa a ter frutos e trabalhos sem depender da cidade de Buritis, as pessoas começar andar  com capacete, já se faz trabalhos educativos de transito e outros próprios de segurança pública.
9
            Apesar  da comunidade estar em atuação mais direta com a polícia, e 2014 o projeto de jacinópolis se tem um grande salto para o desenvolvimento, a abertura da estrada parque da um ponta pé no que se diz em trafego de pessoas  e com isso fomenta economia. E com todo o beneficio se tem a responsabilidade, antes  a policia militar tinha um organograma de todos os moradores, já nos dias atuais os trabalhos de fiscalização e reconhecimento aumentaram .
            Policiamento foram intensificado, pois com o grande fluxos de pessoas e carros que passa diariamente pelo projeto aumentaram. Mais o que foi constatado que os próprios moradores e vizinhança são os que mais estão dando problemas mas com a policia, tanto no que se diz respeito as leis de transito quanto desordem no geral.
            Bem, o trabalho da Policia Militar vem e vai desenvolver projetos mais atuantes e enérgicos, sempre usando do bom senso cumprindo as leis, combatendo o crime isso tudo para melhor prestar serviços a comunidade. Tivermos também melhoria na estrutura do quartel, melhoras poucas na comunidade via internet e via radio com buritis. E enfrentamos dificuldade em atender a população no transporte de pessoas doente por falta de ambulância no local, as vezes nos deslocávamos para o transporte de doentes e tinha ocorrência acontecendo em jacinópolis e  a viatura não se encontrava no local. Mas aos poucos as coisas vão melhorando.
(PM Sival)
            No entanto foram enfrentados vários desafios ate porque grande parte dos policiais deixaram suas famílias e outros municípios, para cuidar dessas famílias imensa que necessita do seu apoio e proteção. Acredite que enfrentaram muitas resistências ate mesmo por parte de algumas pessoas porque eles em nome do estado atua conforme manda a lei mais mesmo assim honraram a profissão tão desafiadora.


10
            Desde então, vem contribuindo com seu trabalho de excelência junto as comunidade e entidade  no combate e prevenção da criminalidade e violência possibilidades.
           
Diante de tantos desafios é possível desenvolver um trabalho com toda a comunidade e as que visam a formação social dos jovem em idade escolar, tendo em vista que a necessidade de programas sociais que envolvam essa juventude se faz necessário nas comunidades.
            Como o distrito não tem muitas opções de lazer algumas estratégias podem ser desenvolvidas em parceria com entidades não governamentais com ações que ajudem as famílias na formação e educação dos jovens e adolescentes. Ações sugeridas que  é possível ser realizada:
ü  Discutir junto as entidades acerca dos problemas locais.
ü  E uma atividade que viabiliza a mediação de conflitos.
ü  Propor soluções como medida preventiva para os problemas levantados:
ü  Ciclo de palestra, dos mais diversos assuntos como Bullyng, gravidez precoce e DSTS, formação moral e social direitos e deveres ECA, drogas.
ü  Firmar parcerias com a comunidade comércios a fim de formar oficinas que envolvam esses jovens e adolescentes em corte de costura corte de cabelo manicure pedicura, cursos de computação e outros.
ü  Criar sessões de cinemas nos finais de semana para as comunidades frequentadas pelos jovens, com temas voltados para a formação moral e social.
ü  Monitorar as atividades políticas, bem como a elaboração conjunta da política de segurança e de prevenção do crime pois o policial revela-se amigo da população ,gerando a confiança mutua essencial ao combate a criminalidade.
                                                      

11
CONCLUSÃO


Portanto, elaborara este trabalho sobre a Segurança Publica no Distrito de Jacinópolis, pois trouxe ao nosso conhecimento a importância destes para os cidadãos e a formação social das crianças e adolescentes, pois a atuação destes e de suma importância para o desenvolvimento de qualquer comunidade. E para a formação escolar trouxe embasamento para realização de outras pesquisas e dar continuidade da vida acadêmica e profissional.



















REFERÊNCIAS BÍBLIOGRAFICAS


DALBOSCO,Jarí Luiz;ET Al. CURSO NACIONAL DE PROMOTOR DE POLICIA COMUNITARIA. Brasilia-DF:Secretaria Nacional de Segurança Publica-SENASP2007.

GOMES,Laurentino .1808: Como uma rainha louca ,um Príncipe medroso,uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a Historia de Portugal e do Brasil.São Paulo:Planeta do Brasil,2007.

MIR,Luiz.Guerra Civil:Estado e Trauma. São Paulo;Geração Editorial,2004.

MORAES,Bismael B.Policia ,Governo e Sociedade. São Paulo:Sonda,1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário